Prefeitura de Bagre investe no combate e prevenção à doença de chagas, malária, raiva e leishmaniose

Todos os meses a Prefeitura de Bagre promove ações de prevenção, combate, diagnóstico precoce e palestras educativas na Zona Rural do município, a respeito da doença de chagas, malária, raiva e leishmaniose. A primeira ação de 2024 foi realizada na Comunidade Aparecida, no Rio Água Preta.

Os Agentes de Endemias visitaram as casas, onde realizaram busca ativa de casos de malária, doença de chagas e de raiva. Sempre com a presença de um microscopista, os resultados dos exames feitos nas coletas de sangue são emitidos na hora. Durante a ação, também houve vacinação de animais domésticos e a Equipe ministrou uma palestra sobre doença de chagas, uma vez que no período chuvoso aumenta o número de barbeiros nos açaizeiros.

“A gente vem trabalhando a agenda de transformação do nosso município e isso significa trabalhar em todas as áreas, principalmente na promoção e na garantia da saúde, levando o atendimento médico para todas as regiões de Bagre, especialmente para a população da nossa Zona Rural. O trabalho dos Agentes de Endemias é essencial para orientar, diagnosticar e acompanhar a saúde dos nossos bagrenses” – diz o Prefeito de Bagre Clebinho Rodrigues.

CUIDANDO DA SAÚDE DOS BAGRENSES

Por meio das ações da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Bagre vem realizando ações de diagnóstico, tratamento e educação em saúde junto às populações urbanas e rurais, além de identificar as áreas mais vulneráveis e com maior probabilidade de ocorrência de casos de endemias.

Para cada tipo de endemia há uma ação específica:

Doença de Chagas

– Estruturar a rede de atendimento dos pacientes diagnosticados precocemente com Doença de Chagas;
– Fortalecer a educação em saúde, com orientações sobre manipulação e beneficiamento do açaí, frutas, caldo de cana, farinha e demais produtos alimentícios que podem ser veículo de transmissão do T. cruzi, nas residências, escolas, comunidades e manipuladores de alimentos;
– Garantir a Investigação epidemiológica, sanitária e entomológica oportuna dos casos suspeitos agudos ou crônicos;
– Garantir 100% do tratamento dos casos confirmados;
– Garantir 100% dos encerramentos oportunos; e
– Garantir seguimento dos conformes protocolos.

2) Leishmaniose

– Realizar investigação epidemiológica, diagnóstico precoce em pacientes suspeitos, para que iniciem o tratamento imediatamente, conforme protocolo tanto LTA quanto LV;
Diagnóstico de Leishmaniose Visceral em cães através de teste rápido, e posteriormente, coleta sorológica nos animais positivos;
Educação em saúde, como orientação quanto aos vetores, reservatórios e animais silvestres.

3) Malária

– Investigação de casos suspeitos;
– Identificar qual a espécie;
– Diagnóstico suspeito através de teste rápido ou exame direto;
– Início de tratamento em tempo oportuno (menos de 24h);
– Identificar e prevenir possíveis surtos; e
– Caso confirmado, realizar a prevenção de disseminação através de barreiras físicas (MDL) e controle do vetor para proteção da família/população local.

4) Raiva Humana

– Coletar amostra de sangue em paciente suspeito;
– Dar orientação sobre os dados da saúde dos suspeitos;
– Investigar os casos suspeitos;
– Capturar morcegos para controle e análise; e
– Noticiar os casos confirmados em até 24 horas e iniciar a sorologia e vacinação, de acordo com o dado epidemiológico.