O ano de 2024 começou com saldo positivo em Bagre, com a realização de grandes ações de saúde, além da continuação de importantes obras de infraestrutura no município, bem como o anúncio de novas ações e de novas obras na cidade e na Zona Rural.

“Iniciamos 2024 no mesmo pique de 2023, dando continuidade aos trabalhos e buscando mais investimentos para o nosso município, para que novas obras e ações possam ser colocadas em prática. Os primeiros cinco dias do ano novo foram históricos, quando anunciamos grandes obras para Bagre. O trabalho segue com força total, sempre buscando mais qualidade de vida e melhorias para o nosso povo” – diz o Prefeito de Bagre Clebinho Rodrigues.

Somente nos cinco primeiros dias do ano, foram anunciadas a reforma da Praça 29 de Dezembro, a reforma do Hospital Municipal, a construção do Sistema de Abastecimento de Água da Fazendinha, a reforma do prédio do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e o início de um mega mutirão de limpeza urbana.

“Já realizamos a primeira ação da Rota da Gratidão de 2024 na Congregação Vale de Bênçãos, na região do Rio Jaguarajó, e também levamos as visitas e atendimentos para as Comunidades Heróis da Fé, na Vila do Orlando; e União, na Vila do Caburico. Oportunidade de estar sempre perto da população e identificar as principais demandas de cada comunidade” – diz Clebinho.

INFRAESTRUTURA

Dentre as principais obras que seguem em andamento em Bagre estão a construção da ponte em concreto armado na Vila Nova, a construção do calçamento da Travessa Aloísio Chaves e a manutenção da Praia da Costa. Também foi concluída mais uma etapa da construção do Sistema de Abastecimento de Água.

Outra obra que segue em andamento é a construção da passarela em concreto armado da Rua Bitolândia 3. São 380m de extensão por 2m de largura. Obra que vai garantir mais qualidade de vida para os moradores e melhorar o trabalho dos carreteiros e mototaxistas.

Os trabalhos de manutenção e aterramento das estradas e vicinais também seguem em andamento, como no acesso das Comunidades do Alto Rio Jacundá até a Vila de Igarapé Preto, que faz divisa com os municípios de Oeiras e Baião.

SAÚDE

Pela primeira vez, na história de Bagre, foi realizado um mutirão de exames de ultrassonografia, endoscopia e colonoscopia, beneficiando mais de 500 pessoas com atendimentos realizados no Posto São Rafael e no Hospital Municipal. O começo do ano também foi marcado pelo incentivo à vacinação contra a gripe, com mutirão realizado no Terminal Hidroviário e pelas ruas do município. Outra ação histórica no município são as obras de reforma do Posto de Saúde do Centro, que seguem em andamento.

“O mutirão de exames foi um momento pra ficar na história de Bagre. Isso nunca havia acontecido e a gente conseguiu trazer essa mega ação para a nossa cidade. Assim como o trabalho essencial da nossa UBS Fluvial, as ações de saúde estão sendo entre as nossas grandes prioridades. Cuidar da saúde da nossa população é garantir a transformação!” – explica o Prefeito Clebinho.

A primeira agenda de 2024 de atendimentos da UBS Fluvial foi realizada no Baixo Jacundá, Mocajatuba e Panaúba. Foram mais de 1.600 consultas médicas, 52 consultas de pré-natal, 335 consultas odontológicas, além da realização de testes rápidos, vacinas, verificação de pressão arterial e de peso e altura, e dispensação de medicamentos.

Ainda na Zona Rural, os moradores dos Rios Pimental e Moratuba receberam uma grande ação de combate e prevenção à Doença de Chagas. Além dos exames de sangue, a população também participou de palestras de educação em saúde.

Os Agentes Comunitários de Endemias seguem com o trabalho de fiscalização, prevenção e combate ao mosquito da dengue, visitando as residências do município.

Moradores de Bagre, que possuem alguma dificuldade de locomoção, também estão recebendo as visitas de médicos e enfermeiros dos Postos de Saúde, que realizam consultas, exames, testes rápidos e vacinas.

Realizamos a primeira edição do Projeto “Viva Bem, Viva com Saúde” na Praia da Costa, que tem o objetivo de incentivar a prática de exercícios físicos e os cuidados com a saúde.

EDUCAÇÃO

Estão em andamento as obras de reforma e ampliação da Escola Araci Corrêa, que vai contar com bloco administrativo maior, um espaço multiuso, biblioteca, sala de educação especial e uma sala de informática. As salas de aula que foram reformadas já estão com ar condicionado e estão prontas para receber os alunos.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Bagre garantiu o reforço na preparação dos alunos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, por meio do Cursinho Municipal ENEM TÁ ON! Em 2023 foram 380 alunos inscritos, que puderam reforçar os conhecimentos em todas as matérias. As notas na prova de Redação variaram de 980 até 860 pontos.

Todas as aulas foram ministradas por professores convidados de Belém, especialistas na preparação para as provas do ENEM. Cerca de 10 professores participaram de um rodízio de aulas, garantindo o preparo com excelência de todos os participantes do cursinho.

MEIO AMBIENTE

No Parque Ambiental José Liarte Monteiro o Viveiro de Produção de Mudas está em pleno funcionamento, resultado da parceria entre a Prefeitura de Bagre e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio).

Ao todo, são 20 mil mudas de açaí, cupuaçu, caju, muruci, castanha do Pará, entre outras, que serão doadas para agricultores familiares. Trabalho de transformação, que inclui os cuidados com a preservação do meio ambiente e o incentivo e a valorização da agricultura familiar.

ESPORTE

Emoção e muita alegria marcaram o primeiro grande evento esportivo de 2024. A final da Copa Integração Rural – Pólo Ilhas, consagrou o time do PSG do Jaguarajó como o grande campeão do campeonato. “Nosso principal objetivo com a Copa Integração Rural é justamente promover essa integração entre as comunidades e incentivar sempre mais a prática de esportes” – Diz Clebinho Rodrigues.

CARNAVAL

O primeiro grito do Carnaval Bagre 2k24 foi dado em janeiro com um grande arrastão da folia pelas ruas da cidade até a Praia da Costa. A festa também vai ser histórica, com a presença do Trio Elétrico Baruc, que vai garantir a alegria nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade