Bagre abraça por mais um ano a Campanha do Setembro Amarelo para prevenção ao suicídio. Criada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a campanha organiza, em todo o Brasil, uma grande ação contra o suicídio. Em Bagre, caso seja necessário, é possível ter atendimento nos postos de saúde e ser encaminhado para consulta com psicólogo.
“Bagre oferece atendimento nos postos de saúde, onde a triagem é realizada e assim o paciente é direcionado para a consulta com o psicólogo. Saúde mental é um assunto sério e não medimos esforços para garantir atendimento a quem precisa” – explica o Prefeito de Bagre, Clebinho Rodrigues.
O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.