Prefeitura de Bagre recebe novos médicos para ampliar e fortalecer o atendimento à população

0

A Prefeitura de Bagre, em convênio com o Governo Federal, recebeu um reforço histórico no atendimento básico de saúde, com a chegada de mais sete médicos por meio do Programa “Mais Médicos”. Os profissionais vão atender a população nos Postos de Saúde do Centro, Veterano, Paraíso e São Rafael.

Em convênio entre a Prefeitura de Bagre e o Governo do Estado, outros quatro médicos também chegaram ao município, por meio do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) aplicado pela Universidade do Estado do Pará (UEPa). Os profissionais vão reforçar os atendimentos no Hospital Municipal, além das visitas médicas domiciliares.

Em Bagre, três médicos do Programa “Mais Médicos” já atuam desde 2019, além de 3 médicos plantonistas no Hospital Municipal. Com a chegada dos novos profissionais, o município quebra um recorde ao contar com 17 médicos no total, garantindo a ampliação e o fortalecimento dos atendimentos à população.

“Estamos vivenciando uma conquista histórica para o nosso município. Nunca, na história de Bagre, tivemos um quadro com 17 médicos, atuando nos postos de saúde, no hospital, na UBS Fluvial e nas visitas de casa em casa. A saúde de Bagre chega a outro patamar, garantindo atendimento especializado para a nossa população” – disse o Prefeito de Bagre, Clebinho Rodrigues.

PROGRAMA MAIS MÉDICOS

Criado em 2013 pelo Governo Federal, o Programa “Mais Médicos” teve novo edital publicado em abril de 2023, abrindo 6.252 em todo o Brasil. O Pará é o estado com maior número de vagas na região norte. Ao todo foram ofertadas 644 vagas.

O objetivo do “Mais Médicos” é preencher vagas no Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de atenção primária, em Unidades Básicas de Saúde, além de investir na qualificação profissional dos médicos participantes, garantindo um atendimento cada vez mais especializado à população.

REVALIDA

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) consiste em um processo unificado para revalidação de diplomas médicos estrangeiros compatíveis com as exigências de formação das universidades brasileiras. É uma ação articulada entre os ministérios da Educação e da Saúde. No Pará, a Prefeitura de Bagre e o Governo do Estado firmaram convênio e os profissionais foram destinados a partir da revalidação de diplomas avaliada pela Universidade do Estado do Pará (UEPa).

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade