Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Bagre participaram da capacitação sobre os testes rápidos para diagnóstico da malária, além de informações sobre as ações de prevenção e controle da doença na área da Zona Rural. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Bagre, por meio da Equipe Técnica do Estado, formada por Sidney Trindade e Marlene Cruz, pela Diretora de Endemias do 8CRS Almira Araújo e pelo Coordenador da Malária Weldecy Castro.

Os testes de diagnóstico rápido para malária detectam antígenos específicos dos parasitos de malária humana, que estão presentes no sangue das pessoas infectadas. Tornam o acesso ao diagnóstico de malária possível para as pessoas que vivem em áreas remotas, onde o exame da lâmina (microscópio) não está disponível.

O teste rápido para malária é de fácil e simples execução e oferece o resultado em 15 minutos. Utiliza apenas cinco microlitros de sangue total e quatro gotas do diluente. Os testes apresentam um prazo de validade de 24 meses a temperaturas de 1°C a 40°C.
A positividade nos testes rápidos é observada pela mudança de cor numa região de uma membrana de nitrocelulose em cassetes individuais.

“Preparar os nossos profissionais da saúde para lidar com novas tecnologias é garantir mais qualidade nos atendimentos às famílias de Bagre. Não medimos esforços para oferecer ao nosso município sempre o que há de mais moderno, principalmente para cuidar da saúde” – explica o Prefeito de Bagre, Clebinho Rodrigues.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade