Bagre é o principal produtor de açaí no Marajó. Só em 2022 o município colheu 96,3 toneladas do fruto, representando um aumento de 115% em relação ao ano anterior e sendo o segundo maior do Brasil.
“Não há dúvidas de que temos o melhor açaí do Pará! Por isso é tão importante investir e apoiar as ações que possam fortalecer cada vez mais a produção do açaí, incentivando e valorizando o trabalho dos nossos produtores rurais, também” – disse o Prefeito de Bagre, Clebinho Rodrigues.
Junto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), com a da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e com a Cooperativa Agroextrativista dos Produtores da Agricultura Familiar do Rio Taquari de Bagre (COOAPRA), a Prefeitura de Bagre realiza uma ação do Programa “Manejaí” – Tecnologia de Manejo de Mínimo Impacto, na Comunidade Livramento, no Rio Taquarí, Zona Rural do município.
O Programa “Manejaí” ensina o manejo sustentável do açaí nativo, com objetivo de estimular a sustentabilidade e a biodiversidade nos processos de produção do açaí, protegendo o meio ambiente e fortalecendo a geração de renda dos nossos produtores. “Com foco no fortalecimento da produção de açaí, também já realizamos por meio do nosso Programa CAPACITA BAGRE, cursos para produção de subprodutos a partir do açaí e sobre as boas práticas de branqueamento e conservação do açaí, com aulas teóricas e práticas” – explica Clebinho.
A realização de capacitações como as do Programa Manejai, reforçam o compromisso da prefeitura de fortalecer a economia local, garantindo a preservação do meio ambiente. “A gente revitalizou o nosso Parque Ambiental José Liarte Monteiro, para produção de mudas de diversas espécies de árvores, incluindo de açaí, que serão doadas para a comunidade. Uma troca constante, chamando a atenção para a importância da preservação e do manejo sustentável” – finaliza o Prefeito Clebinho.