A primeira agenda de atendimentos de 2024 da Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) foi concluída com sucesso. Durante 17 dias a Prefeitura de Bagre levou atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, vacinação, dispensação de medicamentos, emissão de RG e recadastramento do Bolsa Família para os moradores de 39 comunidades dos Rios Jacundá, Mocajatuba e Panaúba.

“A gente tem esse compromisso de garantir que todos os bagrenses possam ter acesso aos serviços de saúde, independente da comunidade onde moram, seja na cidade ou na Zona Rural. Nossa equipe de saúde coloca em prática todos os meses um trabalho repleto de empenho, responsabilidade e de amor ao próximo. Quando a embarcação não consegue entrar em determinado ponto do rio, a equipe vai de lancha, pra garantir que toda a população possa ser entendida. Um trabalho incrível e essencial!” – diz o Prefeito de Bagre, Clebinho Rodrigues.

Em um único dia de atendimentos na Comunidade Monte Sinai, no Rio Mocajatuba, mais de 50 famílias tiveram acesso aos serviços. A equipe da UBSF está pronta para atender o maior número possível de pessoas em cada comunidade visitada. Também são entregues medicamentos com prescrição médica e feita a vacinação anti-rábica.

No total foram realizadas 1.671 consultas médicas, 335 consultas odontológicas, 11 atendimentos de pré-natal, 15 atendimentos de planejamento familiar, 22 atendimentos de demanda espontânea, 50 testes rápidos de Hepatite B e C, sífilis, HIV e gravidez, 1.434 doses de vacinas de rotina e contra a Covid-19 aplicadas, 1.265 verificações de pressão arterial, 1.768 verificações de peso e altura, 8.920 dispensação de medicamentos e 98 gatos e cachorros vacinados.

“A UBS Fluvial desempenha um papel fundamental na promoção do bem-estar da população da Zona Rural. De 2 em 2 meses estamos de volta na localidade. Assim, o hipertenso, a grávida, o diabético, entre outros, têm um acompanhamento mais adequado. Antes, eles tinham muita dificuldade de chegar até o município para uma consulta. Agora, eles agradecem muito e já esperam a volta da UBS na comunidade” diz a  Enfermeira e Coordenadora da UBS Fluvial Ingride Ferreira.

A UBS Fluvial levou atendimentos para os moradores das comunidades de Boca do Jaguarajó, Ilha da Salvação, Ioias Grande, Ioiaszinho, Palestina, Gerezin, Prosperidade, Aparecida, Campo Moriá, São Jorge, Deus é Amor, Vila do Cabeça, Jerusalém, Jeová Nissi, Ajara, Vila do Pica Pau (Mocajatuba), Betel (Mocajatuba), Samaria (Mocajatuba), Monte Sinai (Mocajatuba), Santo Antônio (Tachi Mirim), Pedro Ataíde (Tachi Mirim), São Benedito (Tachí), Santana (Tachí), Zequinha (Tachí), Sítio Vitória (Cajarí), Vila do Coco (Cajarí), Bom Jardim, Pirucaba, Vila Boa Vista, São João (Pirarucu), Deus é Amor (Pirarucu), Nova Vida (Pirarucu), Vila do Chiquito (Escola Izete), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Panaubinha), Congregação Monte Horebe, Maanaim (Pimental), Santa Fé (Pimental), Guerreiro de Cristo e Piará.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade