A Prefeitura de Bagre reuniu com a empresa Equatorial Energia e com secretários municipais, para alinhar a implantação do Programa Luz Para Todos, que consiste na instalação de placas de energia solar em residências, postos de saúde e escolas.
“Vamos levar mais qualidade de vida e desenvolvimento para a Zona Rural de Bagre. Energia elétrica é essencial para todos e o nosso compromisso é garantir que toda Bagre possa ter acesso a esse serviço essencial” – disse o Prefeito de Bagre, Clebinho Rodrigues.
CADASTRAMENTO DE FAMÍLIAS
A partir do dia 15 de janeiro será iniciado o cadastramento das famílias do Rio Jacundá interessadas no Programa. É preciso apresentar o RG e CPF (documentos obrigatórios) e o Cartão do Bolsa Família (opcional para ser inserido na tarifa social e ter desconto). O cadastro é feito nas residências e o morador não vai pagar nada por isso.
O PROGRAMA LUZ PARA TODOS
O Processo de Universalização teve seu início marcado com a edição do Decreto nº 4.873, de 11 de novembro de 2003, que instituiu o Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica “Luz para Todos”.
O Programa foi concebido como instrumento de desenvolvimento e inclusão social, pois, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, no ano 2000 existiam dois milhões de domicílios rurais não atendidos pela prestação dos serviços de energia elétrica. Portanto, aproximadamente dez milhões de brasileiros viviam no meio rural, sem acesso a esse serviço público, e cerca de noventa por cento dessas famílias possuíam renda mensal inferior a três salários mínimos.