A Prefeitura de Bagre, em parceria com o Banco da Amazônia (BASA) e com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), está destinando o total de R$ 900 mil através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF Floresta) uma linha de crédito para incentivar, aprimorar e expandir a produção agrícola do trabalhador rural, do extrativista, do ribeirinho e dos pescadores.
Cada financiamento será no valor de R$ 27.500,00, pago em duas parcelas. A meta é atender 29 famílias. A primeira já deve ser liberada no dia 25 de outubro. O recurso vai ajudar na melhoria do trabalho, na contratação de mais pessoas e na geração de renda. O objetivo é investir na produção, na qualidade do produto e no crescimento profissional.
Mais incentivo, mais renda e melhores condições de vida
Através do financiamento será possível adquirir máquinas, ferramentas e insumos, além da contratação de mão de obra. A parceria entre a Prefeitura de Bagre, o BASA e a Emater vai garantir um acompanhamento técnico dos trabalhos, como omanejo de açaizal nativo de baixo impacto. Recurso para desenvolver as atividades, fazer contratações de mão de obra, compra de equipamentos, ferramentas e insumos.
Também foi apresentada a Plataforma BASA Digital, que acelera o processo de prospecção de extrativistas pela EMATER, através de uma ferramenta totalmente digital de coleta e análise de dados. O comércio local de Bagre também recebeu um visita técnica na qual foram feitas prospecções de liberação de crédito, o que se enquadra na missão do banco de ampliar as linhas de crédito para os empreendedores marajoaras.
Na sede da Prefeitura de Bagre foi realizada uma reunião para alinhar os detalhes do financiamento. Participaram a Secretária de Gestão, Telma Sena; o Secretário de Agricultura, Edno Dias; o Coordenador da Emater, Mário Lobato; o Gerente Geral do Banco da Amazônia, Liercio Soares da Silva; o Coordenador de Crédito do Banco da Amazônia, Pedro de Sousa Neto; e vereadores.