O INEP/MEC divulgou os Resultados do IDEB 2021, que é utilizado para monitorar o desempenho das escolas e das redes de ensino em todo país. A educação de Bagre ficou entre as três melhores do Marajó, com avaliação geral de 4,2.

“Ficamos em terceiro lugar, mas é muito importante lembrar que os resultados foram impactados pela crise da pandemia. As atividades escolares em 2020 e 2021 foram algumas das áreas mais afetadas pela crise. Por isso que a interpretação dos resultados de 2021 exige cautela e contextualização” – explica o Prefeito Clebinho Rodrigues.  

De forma geral, os resultados são os seguintes:

  • Em todos os 17 municípios, os resultados alcançados em 2021, nos anos iniciais e nos finais, ficaram abaixo das metas projetadas para o IDEB em 2021.
  • Em todos os 17 municípios, os resultados alcançados em 2021, nas séries iniciais, estão abaixo do índice registrado no Pará. 
  • Em 2021, apenas 1 município apresentou resultado superior, nos anos finais, com relação ao índice alcançado pelo Pará. 
  • Em 2021, nos anos iniciais, 8 municípios conseguiram aumentar o índice do IDEB em relação a 2019; 6 municípios diminuíram o índice, e 3 municípios não apresentaram índice por conta do número insuficiente de alunos no SAEB.
  • Em 2021, nos anos finais, 6 municípios conseguiram aumentar o índice do IDEB em relação a 2019; 5 municípios diminuíram o índice, 1 município manteve mesmo índice anterior, e 5 municípios não apresentaram índice por conta do número insuficiente de alunos no SAEB.

O IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

A ferramenta funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos. O IDEB é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo INEP. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. 

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo IDEB são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

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