A Prefeitura de Bagre, em convênio com a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA), realiza ação de saúde contra parasitoses intestinais, com foco nos estudantes na faixa etária de 5 a 14 anos das escolas Rui Antônio Farias Lobato Filho, Araci Correa Santa Maria, Professora Inês Faria Maia e O Mundo da Criança, além de uma escola municipal na área rural, Teotônio Nonato do Carmo, na Comunidade Guerreiros de Cristo.

Organizada pelo Departamento de Controle de Endemias da SESPA, por meio da Coordenação Estadual de Controle de Esquistossomose, Filariose, Geo-helmintos e Tracoma e em conjunto com o Laboratório de Parasitoses Intestinais e Esquistossomose (LAPIE) e o Laboratório de Malacologia (LABMAL) do Instituto Evandro Chagas, as atividades contam com o apoio das Secretarias de Saúde e de Educação de Bagre desde o dia 15 deste mês.

Estão sendo disponibilizados 500 exames para atender a demanda estudantil. Em todos as escolas foram realizadas palestras educativas para prevenção das verminoses e foram distribuídas 1.200 cartilhas paradidáticas sobre verminoses e outros materiais educativos. As crianças com exames positivados estão sendo tratadas com apoio da atenção básica e com supervisão médica.

As crianças são um forte grupo de risco para as infecções por geo-helmintos, porque estão em fase de crescimento físico e desenvolvimento cognitivo. O impacto negativo da infecção produz, além da redução no desenvolvimento físico e mental, diarreia, dores abdominais, falta de apetite, perda de peso, até complicações como a formação de granulomas e processos obstrutivos que exigem intervenção cirúrgica, podendo inclusive levar ao óbito.