O Prefeito de Bagre, Clebinho Rodrigues, participa do II Fórum do Gabinete de Articulação para Efetividade da Política de Educação (GAEPE) Arquipélago do Marajó. Realizado em Soure, o evento é promovido pelo TCM Pará e pelo Instituto Articule. O Conselheiro Cézar Colares, à frente da realização da segunda edição do evento, segue alcançando resultados positivos em benefício da educação do Pará, principalmente da educação marajoara.
O GAEPE Arquipélago do Marajó reúne lideranças do Ministério da Educação, do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério do Desenvolvimento Social, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e do Unicef Brasil, durante os dias 18 e 19 de novembro.
“Estamos participando da segunda edição do GAEPE. Um momento de extrema importância para a educação do Marajó, para avaliarmos as ações realizadas, e já pautarmos as perspectivas para o futuro. Quanto mais ações e investimentos na educação marajoara, mais vamos crescer e impulsionar o desenvolvimento da nossa região. Educação é a base de tudo!” – disse o Prefeito de Bagre, Clebinho Rodrigues.
Entre as presenças confirmadas no II GAEPE estão Fernanda Pacobahyba, Presidente do FNDE; Alessandra Gotti, Presidente Executiva do Instituto Articule; Cezar Colares, Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará; Mônica Pinto, Chefe de Educação do UNICEF Brasil; Maurício Holanda, Secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação; Lourival Martins, Diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC; André Dias, Diretor do Departamento de Universalização e Políticas Sociais de Energia Elétrica do Ministério das Minas e Energia; Gilmar Pereira, Reitor da UFPa; Anna Penido, Diretora do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação; Lecticia Maggi, Diretora de Projetos do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional; Luziane Solon, Prefeita de Benevides; Eduardo Vieira, do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPa; Ana Dal Fabbro, Coordenadora-Geral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica do MEC; Sandra Kassumi, Secretária Adjunta de Logística da SEDUC/Pa; Thyago Guimarães, Diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital – Substituto do Ministério das Comunicações; Hércio Ferreira, do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPa; Ianie Essashika, Assessora de Projetos Especiais do Habitat Brasil; e Luis Junqueira, Fundador da Letrus.
O GAEPE é uma iniciativa do Conselheiro Cézar Colares, que há dois anos incentiva a realização de ações que possam fortalecer a educação em todo o estado do Pará, principalmente no Marajó. Com o trabalho realizado por Cézar, o FNDE teve acesso às demandas da educação no Marajó e, junto ao UNICEF, realizou busca ativa de alunos que estavam fora da escola.
“O trabalho de Cézar em conjunto com as prefeituras do Marajó tem fortalecido a educação dos nossos alunos. É hora de expandir e fortalecer as ações, garantindo um ensino cada vez melhor e mais inclusivo para os alunos marajoaras” – diz Clebinho Rodrigues.
“Vamos aproveitar o GAEPE para oficializar o nosso pedido ao Ministério da Educação para que as provas do ENEM sejam realizadas em Bagre. Os alunos bagrenses sofrem ao precisar viajar para Breves, atual local das provas. É uma viagem cansativa, que dura em média duas horas e que pode comprometer o desempenho dos nossos alunos. Precisamos do ENEM em Bagre! É uma necessidade real!” – explica Clebinho.
O evento também contará com a renovação do “Pacto pela Transformação da Educação no Marajó”, que formaliza o compromisso com ações estratégicas para ampliação de vagas, infraestrutura escolar e valorização dos profissionais de ensino.