Bagre foi um dos 144 municípios do Pará que participaram da campanha “Hora do Plantar Floresta”, promovida pela Prefeitura Municipal em parceria com o Governo do Estado em alusão à Semana do Meio Ambiente. Mais de 10 mil árvores foram plantadas simultaneamente, em uma ação organizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER). Cerca de 12 mil mudas de essências florestais foram plantadas em todas as regiões paraenses, com o objetivo de destacar pautas transversais, como agroecologia e bioeconomia, no entendimento do desenvolvimento sustentável.

“Estamos todos muito felizes em poder participar desse evento tão importante para o meio ambiente. Cuidar da natureza é trabalhar pela transformação do presente e na construção de um futuro melhor para todos. Bagre não poderia ficar de fora desse momento especial, promovido pelo Governo do Estado e organizado pela Emater. Seguimos com a programação especial da Semana do Meio Ambiente” – explica o Prefeito de Bagre, Clebinho Rodrigues.

Em Bagre, sob o sol ameno de 8h na Praça do Paraíso, Maria Clara Melo, de 10 anos, antecipou-se e se ofereceu para ensinar a equipe da Emater e o colegas da Escola Municipal Inês Maia sobre ipê: “Agora a gente coloca água, gente”, detalhou. Renan Possa, de 11 anos, considerou “muito legal ter participado, porque eu sou criança e plantei uma árvore”, resumiu.

O chefe do escritório local, o técnico em agropecuária Marinaldo Lobato, emociona-se: “É uma oportunidade de integração e de troca de saberes. Se o Dia Mundial do Meio Ambiente remete ao giro planetário, a cena de crianças plantando árvores conosco, Emater, é passado, presente e futuro unidos pela natureza”, diz.