A Prefeitura Municipal de Bagre, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Biblioteca Pública Municipal, organizou vários eventos destinados às crianças e aos adolescentes do município, como forma de valorização da cultura junina e incentivo à leitura e outras atividades educacionais e culturais.
O mês de junho é tradicionalmente palco de arraiais pelo Brasil afora, mas a pandemia do Coronavírus modificou pelo segundo ano consecutivo os calendários das festas oficiais. Diante disso, a Biblioteca Pública Municipal de Bagre organizou o Arraial Literário no dia 24 de junho, dia de São João.
Incentivo à leitura
O Projeto Arraial Literário é uma iniciativa criada para incentivar a leitura e a escrita a partir de contos juninos. As crianças e adolescentes também participaram de oficinas de confecção de bandeirinhas, concurso de redação de trava línguas, adivinhações e poesias.
Dentro do projeto, também foram realizadas cantigas de roda, dança da cadeira, apresentação da peça teatral “Jacumbart”, contação de histórias com Dona Isaura Vulcão, apresentação do Cordão da Garça e apresentação das quadrilhas Roceiros de Bagre e Renovação Junina.
Dentro da programação junina, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promoveu várias oficinas culturais, envolvendo artes cênicas, danças folclóricas e danças regionais, as quadrilhas juninas.
Foram três dias de atividades com participação massiva da população e aprovação de todos. Mais uma ação de valorização da cultura e preservação da história e costumes juninos.