Agosto Dourado: Postos de Saúde de Bagre recebem ações sobre amamentação

A Prefeitura de Bagre, através da Secretaria Municipal de Saúde e das equipes dos Postos de Saúde do Veterano, do Centro, do Paraíso e do São Rafael, promoveu uma semana de palestras sobre o Aleitamento Materno, dentro da Campanha Agosto Dourado, que chama a atenção para a importância da amamentação.

Considerado o alimento mais completo para os bebês, o leite materno sacia a fome, contribui para a melhora nutricional, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e alergias, além de provocar um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê.

A Campanha Agosto Dourado

A importância da amamentação para o pleno desenvolvimento das crianças é tema da campanha Agosto Dourado, criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Para o Prefeito Clebinho Rodrigues, investir em ações que chamem a atenção para a importância do aleitamento materno é investir na saúde das crianças do município. “Criança que se alimenta com o leite materno cresce mais forte e muito mais saudável!, enfatiza o prefeito. Em Bagre, além da campanha de conscientização, foram realizados sorteios de brindes e distribuídos kits de enxovais.